Normalmente, os custos ocultos em projetos de marketing passam despercebidos até que, um dia, o gestor sente o peso no bolso na hora de acertar as contas. Isso já aconteceu com você? Para reduzir esse problema, a primeira coisa a se fazer é aprender a reconhecer essas despesas.
É uma tarefa difícil. Ao mesmo tempo, você não precisa ser privilegiado por uma visão de raio-X. Afinal, esse acontecimento afeta o desempenho, a lucratividade e o fluxo de caixa da organização.
No post de hoje, saiba o que é preciso fazer para identificar os custos ocultos antes de entrar no vermelho!
1. IDENTIFIQUE O MOTIVO DOS RETRABALHOS
O retrabalho acontece sempre que um processo não foi realizado corretamente. Isso gera um enorme desperdício de tempo e dinheiro, pois o funcionário tem que se ocupar novamente com a mesma tarefa — fato que gera novas despesas. Sem contar com o constrangimento de ter que excluir um post que foi publicado de forma equivocada, por exemplo.
2. OBSERVE MELHOR A ROTINA DE TRABALHO
É preciso ter atenção para perceber um gasto escondido. Reuniões desnecessárias só atrapalham o desempenho dos negócios. Observe também se existe procrastinação na realização de tarefas e desorganização de arquivos que causam atraso nas operações. Esses são acontecimentos recorrentes em muitas instituições.
3. FIQUE DE OLHO NA SOBREPRODUÇÃO
Muitas vezes, o empreendedor produz muito mais do que a capacidade de vender. O motivo disso pode ser a falta de planejamento. As consequências não demoram para aparecer: estoque excedente, inventário de produtos mortos, perda de oportunidade na produção de outros produtos etc.
4. TENHA MAIS DISCIPLINA COM AS FINANÇAS
É comum o gestor ser organizado com as finanças no início do negócio, mas, depois, negligenciar essa atividade por conta de outras responsabilidades. Assim, contas se acumulam e planilhas ficam desatualizadas.
Jamais abandone o monitoramento do fluxo de caixa. Afinal, é importante conhecer o movimento que já aconteceu, assim como ter uma referência do que será gasto no futuro para não ter surpresas desagradáveis.
5. AVALIE OS CUSTOS OCULTOS POR TRÁS DA PRODUTIVIDADE
Você percebe que a sua equipe está dedicando tempo demais a atividades operacionais como busca de arquivos, organização de materiais ou troca de e-mails? Tudo isso prejudica o desenvolvimento da empresa, pois faz com que o foco da estratégia fique perdido.
Se você reconhece que existe ineficiência nos processos da empresa, chegou a hora de automatizar algumas tarefas para reduzir custos e aumentar a produtividade. Hoje, existem softwares capazes de otimizar as campanhas de marketing.
Com uma ajudinha da tecnologia, você pode fazer o gerenciamento de ativos digitais, linkar documentos, contratos, compartilhar, controlar permissões, gerar preview dos arquivos e muito mais. Tudo isso de forma prática, rápida e segura.
Como você viu, é preciso reunir esforços para identificar custos ocultos nas ações de marketing. É uma questão de pensar com inteligência, quer dizer, utilizar o tempo da melhor maneira possível e gerenciar os processos de um jeito mais eficiente. Pense nisso!
Quer receber outros artigos como este? Assine gratuitamente a nossa newsletter!